Procure uma Receita:
Listagem de Receitas:
    Por Região:

    e/ou por Ocasião:

 
Aproveite o que tem na despensa
MARQUE-NOS:

Batatas Gratinadas no forno

enviado por TP Cozinheiro   » veja o site deste utilizador
Origem: Cozinha Variada Europeia

Muito agradáveis para acompanhar pratos de carne.

Fácil   Tempo70'  Custo    

Composição:
Conversor de Medidas

Preparação:
NOTA:As quantidades não estão indicadas já que vão variar consoante o prato que se utilize de ir ao forno, e dá mais liberdade de escolha ao número de pessoas a servir.

Esfregue a parte interior de uma travessa de ir ao lume, com um alho cortado. Deixe o sumo do alho secar, e depois unte o prato com manteiga. Disponha seguidamente as fatias de batatas em filas e colunas, sobrepondo-as em metades. Coloque sal em cada conjunto de fatias à medida que as vai cobrindo com outras. Não encha o prato mais do que dois terços de altura.
Deite o leite no prato, até que as fatias de batatas estejam cerca de metade cobertas, e seguidamente coloque uma camada de natas de modo a que as fatias fiquem completamente cobertas. Para auxiliar a criar a crosta de cima coloque por cima pequenas e finas fatias de manteiga.
Coloque o prato com as fatias no forno bem quente, cerca de 200º C. Deixe ficar por cerca de 15 min, e em seguida reduza o calor para 180º C, e deixe cozinhar por mais 45 min, até que o leite tenha sido absorvido pelas batatas e as natas tenham formado uma crosta dourada por cima. As batatas estarão tenras. Sirva-as com o maior cuidado, levantando-as com uma faca e um garfo.

Receitas Equivalentes:
  • Salada Quente de Batata Tempo25' Fácil Custo Baixo Pessoas5
    2 Estrelas
    Tanto poderá constituir um prato de acompanhamento de carnes e peixes, como poderá servir de refeição ligeira.
  • Batatas Cozidas Com Foto Tempo15' Fácil Custo Baixo Pessoas4 OllaGM
    2 Estrelas
    Um prático acompanhamento, fácil de preparar e com o sabor da páprica e salsa para requintar.
  • Esparregado de NabiçasReceita Testada Com Foto Tempo30' Fácil Custo Baixo
    3 Estrelas
  • Salada Mediterrânea Com Foto Tempo45' Fácil Custo Baixo Pessoas12
    2 Estrelas
    Uma salada cai sempre bem em qualquer dia. Esta aqui é especialmente preparada com legumes assados e fusili.
  • Favas Temperadas com Azeite e VinagreReceita Testada Tempo25' Fácil Custo Médio Pessoas4
    2 Estrelas
    ?ptima receita para preparar as primeiras favas do ano, que normalmente são tenras e doces.Mas tambem poderá usar favas congeladas.
Comentários:
  • Deixe seu comentário a esta receita:
    Confeccionou? Fez alterações? Gostou? Não Gostou? Tem questões? Deixe aqui o seu comentário.

    Para participar tem de fazer login.
    Email:
    Senha:
    Não tem registo? Carregue aqui para se registar