Procure uma Receita:
Listagem de Receitas:
    Por Região:

    e/ou por Ocasião:

 
Aproveite o que tem na despensa
MARQUE-NOS:
Pão de Atum
clique nas fotografias para ampliar
 Pão de Atum - Foto 1

Pão de Atum

enviado por Elizabeth Coelho Chefe
Origem: Estremadura

Um pão leve e saboroso. Irá agradar a todos em casa.

Fácil   Tempo60'  Custo Baixo   Porções12  

Composição:
Conversor de Medidas

Preparação:
Escorro muito bem toda a gordura do atum e desfaço-o num prato. Junto-lhe a cebola e o alho picadinhos. Misturo tudo e reservo. Preparo então a massa do pão misturando a farinha com fermento e eventualmente a pitada de bicarbonato de sódio, os ovos e o leite. Adiciono o atum, o queijo ralado, a salsa e o cebolinho picadinhos. Envolvo tudo e levo a cozer, numa forma tipo bolo inglês, tendo o cuidado de forrar o fundo com papel vegetal daquele que não precisa ser untado e os lados com margarina ou azeite. Cozo em forno de temperatura média, cerca de 200ºC. Leva cerca de 40 minutos a ficar pronto mas, verifico sempre com o palito. Para tornar o pão mais leve, pode-se bater as claras em castelo.

Nota: Utilize uma lata das grandes de atum. Ou duas das pequenas.
Receitas Equivalentes:
  • Pãezinhos de Leite com Chouriço Tempo90' Média Custo Baixo Pessoas4
    2 Estrelas
    Óptimos para festas ou como simples aperitivos
  • Pão de Natal Tempo240' Média Custo Médio Pessoas8 Natal
    0 Estrelas
    Como todo pão nescessita de manuseio e crescimento, mas a espera vale a pena com esta linda trança dupla de origem Alemã.
  • Boleima Tempo30' Fácil Custo Médio
    2 Estrelas
    Este tipo de bolo é muito apreciado na zona da Serra da Estrela e São Mamede, sendo inúmeras as receitas. ? no entanto muito simples de fazer. Em Portalegre, a boleima consiste apenas em massa doce, polvilhada de açúcar e canela podendo ser aromatizada com aguardente e laranja. Em Castelo de Vide, é feita em círculos empilhados, pondo no meio o açúcar, canela e ainda nozes picadas e fatias finas de maçã.
  • Pastéis de NataReceita Testada Com Foto Tempo80' Difícil Custo Médio
    0 Estrelas
    Um pouco difíceis de confeccionar mas fazem as delícias de todos.
  • Queijadas de CoimbraReceita Testada Tempo30' Média Custo Médio Pessoas10
    0 Estrelas
    Doce regional da zona de Coimbra, muito apreciado e de fácil preparação.
Comentários:
  • Deixe seu comentário a esta receita:
    Confeccionou? Fez alterações? Gostou? Não Gostou? Tem questões? Deixe aqui o seu comentário.

    Para participar tem de fazer login.
    Email:
    Senha:
    Não tem registo? Carregue aqui para se registar