Bolos e Bolinhos Natal

Filhós de Natal à Moda de Beira Alta

receita enviada por

Filhós de Natal à Moda de Beira Alta - Foto 1

Média 350' Baixo 10

Preparação:

Comece por desfazer o fermento num pouco de leite morno e junte um pouco de farinha, fazendo uma papa. Deixe-a levedar numa tijela. Ponha a farinha num alguidar grande, tendo em conta que a massa irá crescer muito e junte o sal. Leve o azeite ao lume e assim que começar a querer ferver retire-o e vá despejando sobre a farinha, tendo o cuidado de mexer com uma colher de madeira,para escaldar bastante bem toda a farinha.
Feito isto, com as mãos esfarele tudo bastante bem para que não fiquem grumos. Junte o fermento que nessa altura já duplicou de volume e comece a juntar os ovos 1 a 1. Amasse, como se faz para amassar pão. Junte a aguardente e continue a bater até obter uma massa macia. Se necessário vá enfarinhando as mãos.
A massa ficará pronta quando começar a fazer bolhas. Deixe levedar por umas 4 ou 5 horas em local resguardado de correntes de ar e coberta por um pano branco e uma manta quentinha. Quando duplicar de volume estará pronta a fritar.
Ponha bastante óleo numa fritadeira para as filhós poderem flutuar.
Com as mãos untadas em azeite retire pequenas bolas de massa e estique-as (tenda-as), evitando fazer buracos. Mergulhe no óleo fervente mas não demasiado quente e com 2 garfos dê-lhe um jeitinho a imitar uma flôr.
de seguida de retirar da fritura e escorrer em papel absorvente, polvilhe com açúcar e canela.
Dica: Se os ovos forem pequenos, utilize 12 ao invés de 10. e pode usar 30 a 40 gr de fermento de padeiro, de acordo com a quantidade dos componentes.

Compartilhe:

Composição:
10   ovos
¼ Lt de  azeite
½ cálice(s) de  aguardente branca
1 colher (café) de  sal


comments powered by Disqus