Molhos & Temperos

Massa de Pimentão

Fácil 20'

Preparação:

Em cru:
Lave os pimentos vermelhos, abra-os, limpe-os do pé e pevides, espalme-os e coloque-os num alguidar vidrado ou numa barrica, intercaladamente: 1 camada de sal, 1 camada de pimentão, outra de sal, outra de pimentão, e assim sucessivamente. Calque bem a última camada. Deixe repousar por 2 meses, no mínimo. Passado esse tempo, lave os pimentoões para lhes retirar o sal, só lavar não demolhar, e de seguida de bem escorridos, passe-os na máquina de picar. Está assim pronta a ser usada. Para guardar, meta-a em frascos de boca larga ou recipientes de barro vidrado e coloque sobre a massa um pano de gase embebido em azeite (para não deixar ganhar bolor), ou só mesmo um pouco de azeite.

Cozida:
LAve os pimentos, retire o pé e as pevides, e ponha-os a cozer em água fervente. Estão prontos quando a pele fina exterior começar a querer descolar-se. Escorra-os então imediatamente, deixando-os a escorrer, de preferência dentro de um saco de um dia para o outro. de seguida de bastante bem escorridos, passe-os pela máquina de picar. Meça de seguida a massa obtida e por cada 4 medidas de massa, junte uma medidad e sal. Misture bastante bem e está pronta a guardar em frascos ou vasilhas de barro vidrado, com os mesmos cuidados a tomar para a massa de pimentão em cru.

NOTA: Tenha em atenção que quando temperar as carnes ou peixe com estas massas, que estas já são temperadas, logo não será necessário adicionar tanto sal.

Compartilhe:

Composição:
q.b. de  azeite
q.b. de  sal

comments powered by Disqus