Entradas & Petiscos

Tarte de Cogumelos

receita enviada por

Fácil 40' Baixo 6

Preparação:

Massa de forrar a Tarte:

1.Coloque as 200 grs de farinha em cima da pedra da mesa, corte os 100 grs margarina em pequenos pedaços e espalhe-os por cima da farinha, junte um pouco de sal.
2.Com uma espátula comece por cortar a margarina em cima da farinha até que a gordura seja toda absorvida pela farinha, ficando uma massa tipo areia.
3.Adicione a colher de sopa de leite, e um ovo inteiro, ligue tudo rapidamente, faça uma bola, e deixe repousar a massa cerca de 30 minutos.
4.Depois é só estender a massa com a ajuda de um rolo e um pouco de farinha, forre a tarteira tendo o cuidado de não deixar nenhum buraco.

Recheio:

1.Lave muito bem os cogumelos em água fria com sumo de limão para não escurecerem, escove-os, retirando alguma areia que possam ter e corte-lhes a extremidade do pé, é onde se entranha mais areia.Corte os cogumelos em lâminas.
2.Leve os 75 grs de margarina a aquecer, e quando quente introduza os cogumelos laminados deixando-os refogar mais ou menos 5 minutos, tendo o cuidado de os ir mexendo com a colher de pau.
3.Espalhe a colher de sopa de farinha por cima dos cogumelos, mexa bem e deixe cozer dois minutos, adicione o vinho do porto, seguidamente o leite quente, continuando sempre a mexer e por fim as natas.Deixe levantar fervura e retire.
4.Deixe arrefecer um pouco, bata o ovo e faça-o incorporar no preparado de cogumelos, tempere de sal, pimenta moída na altura, noz moscada e sumo de limão.
5.Deite o preparado na forma, e leve a cozer em forno pré aquecido à temperatura de 200º C, mais ou menos 50 minutos, verifique se está cozida.




Compartilhe:

Composição:
500 gr de  cogumelos
1 cálice(s) de  vinho do Porto
1 colher (sopa) de  farinha de trigo
3 dl de  leite
2   ovos
q.b. de  sal
q.b. de  noz-moscada
200 gr de  farinha de trigo
175 gr de  margarina

comments powered by Disqus